terça-feira, 10 de agosto de 2010

História da Escola Municipal Silas Santos Júnior

A Escola Municipal Silas Santos Júnior, iniciou suas atividades na Associação de Moradores da Vila Guará, devido ao bairro não possuir na época uma escola própria, portanto para terem acesso à escola os aluno se dirigiam ao bairro mais próximo (Parque Santa Fé), enfrentando assim, os perigos de atravessarem uma rodovia, a BR 040.

Devido aos acidentes que aconteciam com frequência, foi criada, no ano de 1992, a Escola Multi-graduada Vila Guará que funcionava num prédio cedido pela Associação de Moradores do bairro.

Em 1994, foi inaugurada a Escola Municipal Silas Santos Júnior com sua sede própria, a escola recebeu esse nome em homenagem ao filho de uma professora, o qual faleceu em um acidente na rodovia. A escola está localizada no município de Luziânia.

A escola atende alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, incluindo EJA (Educação de Jovens e Adultos) que funciona em uma extensão da escola no Loteamento Brito, Zona Rural do município.

A escola passou por uma ampliação que começou em 2001 e foi concluída em 2002, na qual foram construídas mais 04 salas, atualmente a escola conta com 10 salas de aula. No ano de 2003 foram feitas adaptações para os alunos com necessidades educacionais especiais, como: banheiros adaptados, rampas, portas, troca de piso do corredor e do pátio.

Em julho de 2007, foi implantada a EJA (Educação de Jovens e Adultos), conforme a resolução CME N.º 008 de julho de 2006 que estabelece regras para o oferecimento de Educação de Jovens e Adultos em nosso município, assim sendo a escola atende as necessidades da Zona Rural do Loteamento Brito com uma unidade de extensão e que vem dando bons resultados.

A escola vem melhorando a cada ano e apresenta um crescimento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o que mostra que está é uma escola compromissada com o aprendizado e crescimento pessoal e social de seus alunos.

Para aumentar a qualidade de ensino, a Escola Municipal Silas Santos Júnior em parceria com a Prefeitura Municipal de Luziânia implantou o Projeto Click Educação, com ele os alunos do 1º ao 5º ano recebem um complemento no seu aprendizado. As aulas acontecem em laboratórios de informática bem equipados e com softwares pedagógicos de última geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário