domingo, 29 de agosto de 2010

Olimpíadas de Língua Portuguesa (Poemas)

No 5º Ano do Escola Municipal Silas Santos Júnior foi desenvolvido ao longo do bimestre atividades voltadas à leitura e escrita com o título: “O lugar onde vivo”. Onde contamos com a presença do poeta do nosso bairro, o Sr.º “Leonides” que muito contribuiu para a realização desse projeto. Nesse sentido os alunos criaram seus poemas, expuseram no mural da escola e foi escolhido um para ser enviado para as Olimíadas de Língua Portuguesa e concorrer a prêmios.


No decorrer desse projeto os alunos criaram, leram, interpretaram e prestigiaram a criação dos outros alunos. Esse projeto teve como objetivos, melhor a leitura e escrita, valorizar o meio em que se vive, sensibilizá-los pelas questões sociais e conscientizá-los de que fazemos parte do meio e somos capazes de atuarmos nele como cidadãos responsáveis.


Confira as fotos:







Dia Nacional de Combate ao Fumo - 29 de Agosto

Fumar faz mal porque o fumo quando queimado produz mais de quatro mil substâncias químicas, sendo que sessenta delas são cancerígenas. A dependência é causada pela nicotina, um dos elementos presentes no tabaco ou fumo. O fumante, com o passar o tempo, adquire uma doença denominada tabagismo, que se caracteriza pelo excesso de nicotina no organismo. O tabagismo não é facilmente curado.

O maior dos malefícios do consumo de fumo é o câncer de pulmão, que responde por 90% dos casos da doença. Além desse, o cigarro também pode causar câncer de boca, mau hálito, dentes amarelados, gangrena em partes do corpo (diminuição da circulação do sangue), dentre outras. O tratamento do câncer de pulmão é de muito sofrimento e dor, tanto para o paciente quanto para sua família, pois é um tipo de câncer que pode levar facilmente ao óbito, em razão da sua capacidade de se disseminar para outras áreas do corpo. Além das medicações que são fortes e causam efeitos colaterais no organismo, o paciente deve passar por sessões de quimioterapia, radioterapia, além de passar por procedimentos cirúrgicos.

Pessoas que não fumam devem ficar alerta, pois a inalação da fumaça do cigarro, mesmo que de outra pessoa, causa os mesmos males, sendo consideradas fumantes passivas. Outras nada podem fazer, como no caso de crianças que convivem com pais que fumam ou mesmo recebem a nicotina ainda na barriga da mãe.

Dessa forma, para se evitar a aquisição de um câncer ou outras doenças causadas pela fumaça do cigarro, o melhor a fazer é não fumar e ajudar a combater o consumo do fumo, do tabaco, devido aos sérios problemas que causam ao organismo.

Dia 29 de Agosto foi escolhido como Dia Nacional de Combate ao Fumo, onde são desenvolvidas campanhas para conscientização do mal que o fumo causa.

Ajude, participe, essa campanha precisa de você!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Semana Lúdica

Nos dias 9, 10, 11 e 18 de agosto, aconteceu em nossa escola a semana lúdica, promovida por uma parceria entre a escola e o projeto Click Educação. Neste período foram realizadas atividades lúdicas como: batalha naval, jogo da memória, soletrando, forca e caça-pistas, onde foi revisado os conteúdos estudados no 1º semestre.

Confira o vídeo!!!




quarta-feira, 11 de agosto de 2010

11 de Agosto - Dia do Estudante

A Escola Municipal Silas Santos Júnior deseja a todos os seus alunos um Feliz Dia do Estudante!!!!


"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" (Cora Coralina)

terça-feira, 10 de agosto de 2010

História da Escola Municipal Silas Santos Júnior

A Escola Municipal Silas Santos Júnior, iniciou suas atividades na Associação de Moradores da Vila Guará, devido ao bairro não possuir na época uma escola própria, portanto para terem acesso à escola os aluno se dirigiam ao bairro mais próximo (Parque Santa Fé), enfrentando assim, os perigos de atravessarem uma rodovia, a BR 040.

Devido aos acidentes que aconteciam com frequência, foi criada, no ano de 1992, a Escola Multi-graduada Vila Guará que funcionava num prédio cedido pela Associação de Moradores do bairro.

Em 1994, foi inaugurada a Escola Municipal Silas Santos Júnior com sua sede própria, a escola recebeu esse nome em homenagem ao filho de uma professora, o qual faleceu em um acidente na rodovia. A escola está localizada no município de Luziânia.

A escola atende alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, incluindo EJA (Educação de Jovens e Adultos) que funciona em uma extensão da escola no Loteamento Brito, Zona Rural do município.

A escola passou por uma ampliação que começou em 2001 e foi concluída em 2002, na qual foram construídas mais 04 salas, atualmente a escola conta com 10 salas de aula. No ano de 2003 foram feitas adaptações para os alunos com necessidades educacionais especiais, como: banheiros adaptados, rampas, portas, troca de piso do corredor e do pátio.

Em julho de 2007, foi implantada a EJA (Educação de Jovens e Adultos), conforme a resolução CME N.º 008 de julho de 2006 que estabelece regras para o oferecimento de Educação de Jovens e Adultos em nosso município, assim sendo a escola atende as necessidades da Zona Rural do Loteamento Brito com uma unidade de extensão e que vem dando bons resultados.

A escola vem melhorando a cada ano e apresenta um crescimento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o que mostra que está é uma escola compromissada com o aprendizado e crescimento pessoal e social de seus alunos.

Para aumentar a qualidade de ensino, a Escola Municipal Silas Santos Júnior em parceria com a Prefeitura Municipal de Luziânia implantou o Projeto Click Educação, com ele os alunos do 1º ao 5º ano recebem um complemento no seu aprendizado. As aulas acontecem em laboratórios de informática bem equipados e com softwares pedagógicos de última geração.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010